Ninfoplastia

É uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual. Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.

A ninfoplastia é realizada através da marcação do excesso dos pequenos lábios e retirada da pele.

A cirurgia de ninfoplastia possibilita um resultado natural e duradouro, que pode ser observado dois meses após o procedimento. Porém, o amadurecimento da cicatriz e o resultado definitivo só ocorrem após seis meses. Vale ressaltar que a cicatriz fica praticamente imperceptível, devido às características do local e é possível associar a ninfoplastia a outras cirurgias íntimas, como a redução do monte de vênus. A sutura é feita com pontos absorvíveis, então não há necessidade de retirar pontos. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação.

A alta hospitalar é, geralmente, no mesmo dia, cerca de seis horas após a cirurgia.

O retorno ao trabalho pode ser feito três dias após a ninfoplastia, mas é preciso evitar esforços físicos por cerca de 21 dias e relações íntimas por, no mínimo, 30 dias.