Ginecomastia

Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. A cirurgia corrige o excedente da mama masculina que pode ser formada pelo excesso de glândula, gordura ou ambos. 

A cirurgia de ginecomastia consiste na retirada de tecido mamário. Também pode ser realizada uma lipoaspiração local para retirada de tecido adiposo (gordura), pois facilita o isolamento da glândula mamária.

Os tipos de incisão variam conforme o grau de desenvolvimento da condição, mas em geral consistem em um corte em formato de meia lua virado para cima, ao redor do mamilo.

As cicatrizes pela cirurgia são praticamente imperceptíveis. Apenas nos casos em que a mama cresceu de forma exagerada, as incisões serão maiores, assim como suas cicatrizes.

O procedimento é realizado com anestesia local e sedação e costuma durar entre uma e duas horas, geralmente com alta no mesmo dia.

Recomenda-se a utilização de um colete elástico por um período de 60 dias após o procedimento, para aumentar a aderência da pele ao tórax.