Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.

O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos. Este procedimento pode ser indicado para:

  • Eliminar completamente as cicatrizes causadas pela acne ou por pequenas feridas;
  • Diminuir os poros dilatados da face;
  • Combater as rugas e promover o rejuvenescimento da pele;
  • Disfarçar rugas e as linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos, na glabela e sulco nasogeniano;
  • Clarear manchas na pele;
  • Amenizar as estrias.

As agulhas penetram na pele causando micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele, com a produção de colágeno. A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão. O microagulhamento pode ser associado à aplicação de ativos, chamamos esse procedimento de drug-delivery, onde há um aumento na taxa de penetração das substâncias ativas na derme e na epiderme, permitindo que elas atinjam camadas mais profundas.